Um encontro transformador para fortalecer a missão

por | jun 12, 2023 | Notícias

No dia 24 de maio, um evento especial aconteceu no Morro da Providência, no Rio de Janeiro. O Encontrão Rio, contou com a participação de 25 colaboradores das organizações parceiras da Missão Aliança que atuam na cidade do Rio de Janeiro: Lifewords, Casa Semente e Casa Cruzeiro.

Anualmente um grupo de cada um dos 14 parceiros da Missão Aliança no Brasil se reúnem em Curitiba, para fortalecimento dos vínculos, cuidado emocional, compartilhamento de experiências e fundamentação teórica da praxis. O Encontrão Rio surgiu do desejo de compartilhar parte do encontro de Curitiba com os membros das organizações parceiras que não puderam comparecer. O evento seguiu o tema de Curitiba: “Transformação, Reconciliação e Empoderamento”, e trouxe reflexões profundas e momentos inspiradores para todos que estavam presentes.

“O dia teve início com parte do grupo se encontrando na Central do Brasil, subindo de kombi até parte do trajeto e caminhando pelas escadarias, “becos e valados” do Morro da Providência (primeira favela do Brasil) até a Casa Cruzeiro, onde ocorreu o encontro. O grupo foi recebido pela equipe da Casa Cruzeiro com um maravilhoso café da manhã enquanto se deslumbrava com a vista privilegiada da cidade.” – relata, Luciana Falcão, Coordenadora do Brasil do Projeto Calçada.

Já na sala ampla da Casa, George Guimarães, da Casa Semente, conhecido por seu talento musical, conduziu um momento de louvor, enchendo o ambiente de alegria e espiritualidade. A reflexão bíblica sobre a reconciliação foi ministrada por Bebeto Araújo, Diretor da Missão Aliança no Brasil. Um momento que tocou profundamente os corações presentes.

Durante o Encontrão, houve também o compartilhamento de boas práticas, destacando o poder da mobilização comunitária. Vladimir Oliveira, da Igreja Cristã Redenção Baixada e Casa Semente, trouxe inspirações por meio do projeto “Café com os pastores de Jardim Gramacho”, evidenciando a importância da diaconia colaborativa.

Um dos momentos emocionantes foi a apresentação da Casa Cruzeiro, conduzida por Luke Simone, Jessica Xavier e Marlene Ramires, que compartilharam histórias de transformação e impacto positivo na comunidade. O trabalho em grupo liderado por Clenir Xavier, Diretora Internacional do Projeto Calçada, deu voz às crianças e adolescentes, proporcionando um tempo de muita reflexão e um exercício dos presentes, os quais por meio de desenhos feitos pelas crianças que seus projetos atendem, buscaram compreender o que as crianças e adolescentes estavam expressando com sonhos e contribuições para a transformação da comunidade. “Foi muito bom concluir o quanto é importante escutar as crianças e adolescentes, não deduzir o que querem falar, mas escutá-las, empoderando-as para trabalhar com elas, não apenas por elas e para elas.” disse, Luciana.

A palestra sobre o “Programa Economia do Reino”, ministrada por Aline de Aquino, da Missão Aliança, inspirou os presentes a repensarem suas práticas empreendedoras, promovendo uma economia sustentável e ética na comunidade.

No encerramento, Cleiton Souza, da Casa Semente conduziu um momento de silêncio, com a prática da Lectio Divina, proporcionando um ambiente de reflexão e conexão espiritual, preparando os participantes para a Ceia do Senhor, ministrada por Luke. Luciana Falcão conduziu o encerramento do evento junto com o grupo articulador e com a palavra de gratidão e oração de Bebeto Araújo. “Encerramos esse dia, que já nos fez sonhar com um novo encontro para o próximo ano.” – enfatiza, Luciana.

Entre os participantes, estava Sônia Cristina de Medeiros, membro do Conselho Consultivo da Lifewords, que compartilhou sua experiência e seu sentimento de gratidão por ter participado do Encontrão.

“Eu fiquei muito impactada com o Encontrão, agradeci muito a Deus por ter podido participar daqueles momentos. O que ouvi me fez refletir muito sobre o que Deus tem pra mim”, afirmou Sônia com entusiasmo.

A parceria entre a Lifewords, a Casa Semente e a Casa Cruzeiro, em conjunto com a Missão Aliança, mostrou o poder do trabalho colaborativo na transformação da realidade local. “Temos um ótimo relacionamento com os parceiros da Missão Aliança no Rio de Janeiro. A Casa Semente estamos acompanhando desde a sua fundação. E a Casa Cruzeiro, mais recentemente. Ambas são também nossas parceiras no uso da metodologia da Bolsa Verde. Quando estamos juntos fica claro o respeito, o amor e tanta sinergia que há entre nós. Por isso, o pensamento do fortalecimento da rede de parceiros da Missão Aliança na cidade do Rio, onde estamos sediados, de modo que possamos cooperar mutuamente ainda mais  e fomentar iniciativas potentes, criativas e colaborativas. O Encontrão Rio mostrou que estamos no caminho!” – finalizou, Luciana Falcão.

Posts recentes

EX-CACIQUE USA O BOLSA VERDE PARA ACONSELHAR CRIANÇAS INDÍGENAS

EX-CACIQUE USA O BOLSA VERDE PARA ACONSELHAR CRIANÇAS INDÍGENAS

Neste 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas, lembramos que é cada vez mais necessário o trabalho de proteção e cuidado de crianças nas aldeias. Um documento produzido pelo Núcleo Ciência Pela Infância, no período de 2018 a 2022, revela que a taxa de mortalidade das...

AMOR EM AÇÃO – calçada INSPIRA TEMA DE TCC

AMOR EM AÇÃO – calçada INSPIRA TEMA DE TCC

A partir de hoje (06) você vai acompanhar uma série de testemunhos de pessoas que, de alguma forma, tem se envolvido com o Projeto Calçada, na luta por levar cuidado e proteção a crianças e adolescentes no Brasil e nos demais países da América Latina.A série AMOR EM...

testemunhos de vidas transformadas

testemunhos de vidas transformadas

A metodologia de aconselhamento do Projeto Calçada já alcançou mais de 101 mil crianças e adolescentes ao longo dos últimos 24 anos. São frequentes os relatos de educadores e líderes de organizações parceiras sobre os impactos de nossas iniciativas na vida daqueles...

categorias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

crianças para jesus

crianças para jesus

Algumas pessoas levaram crianças até Jesus para que ele as abençoasse e orasse por elas, mas os seusdiscípulos as repreenderam. Jesus, então, disse:— Deixem que as crianças venham até mim. Não asproíbam, pois o reino de Deus pertence às pessoas que são como estas...

ler mais
Chegamos em Cabo Verde

Chegamos em Cabo Verde

Em 2004, durante o meu período de férias no Brasil, fui capacitada pelo Projeto Calçada, e ao regressar a Cabo Verde, onde trabalhava como missionária de Missões Mundiais, comecei imediatamente a aconselhar muitas crianças com a Bolsa Verde. Entre essas crianças...

ler mais
A Ovelha Perdida

A Ovelha Perdida

A pandemia do coronavírus trouxe uma nova realidade, a do isolamento social. Todos temos lidado com isso, em especial aqueles que estão infectados com a doença, que ficam preferencialmente em um quarto, sem contato com as pessoas, sem pode tocar e nem ser tocado. Não...

ler mais