E quando os adultos duvidam?

por | dez 2, 2022 | Histórias de Transformação

É muito comum as pessoas se surpreenderem com a metodologia do Projeto Calçada; alguns até duvidam de que os resultados possam ser mesmo tão imediatos. Esse ano tivemos esse questionamento entre os participantes de uma capacitação presencial que aconteceu no Rio Grande do Norte, a primeira depois de uma pausa na pandemia.

Durante o momento teórico, dois educadores em capacitação achavam que não era necessário seguir tão à risca cada passo da metodologia. Mas a ênfase dada durante o processo de aprendizagem do grupo foi a de que essa metodologia foi muito bem estudada, foi testada, e nesses 22 anos de Projeto Calçada ficou comprovada a eficácia do resultado que ela tem trazido na vida dos aconselhados. 

Houve um momento muito especial na capacitação, que foi o aconselhamento da primeira criança, enquanto o educador era supervisionado no uso da Bolsa Verde. 

Conhecendo a realidade do local, os participantes achavam que esse adolescente, que seria o primeiro a ser aconselhado, nada ia falar, nada ia comentar, por ser um menino muito calado.

Já contrariando a expectativa, o adolescente César*, de 13 anos, ficou muito feliz ao ser recebido para o aconselhamento. Seguindo as etapas da metodologia, chegou o momento em que o educador lhe pediu para que pensasse em uma imagem com a qual ele podia se comparar, diante do que sentia quanto ao abandono do pai. César falou que se comparava a ‘uma árvore’.  Então ele fez o desenho e explicou:

“Eu me sinto uma árvore oca, seca e solitária, porque todo mundo passa e bate em mim e eu fico preso. Não posso sair, não posso falar nada, eu só apanho e só apanho”.

Isso impactou todo o grupo. O educador contou as histórias de Jesus para César. As histórias revelavam o amor de Jesus, e já neste momento foi visível a transformação do menino. Ele ficou tão atento às histórias da Bíblia e ao que o educador falava sobre Jesus e o seu amor pelas crianças. 

Ao final desse aconselhamento com a Bolsa Verde, o educador lhe perguntou como ele se sentia depois de ouvir que Jesus é seu amigo e que o ama, e se poderia pensar em uma imagem com que pudesse se comparar para explicar como se via agora. O grupo em capacitação ficou na expectativa para saber que imagem César escolheria para se descrever. Foi aí que ele desenhou uma árvore igual à anterior. Entretanto, César foi desenhando frutas, colocou o sol, decorou aquele desenho com pássaros e disse:

“Agora eu me sinto assim, uma árvore frondosa, iluminada pelos raios do sol e alimentada pela chuva, cheia de frutos e feliz”.

Esse foi um momento de visível transformação, tanto porque César foi ouvido, quanto porque ele já não se sentia mais aquele adolescente imobilizado, sem poder se defender. Era notório que ele percebia que tinha vida, pois suas expressões físicas transmitiam a alegria que ele esboçava ao final.

O aconselhamento do César foi tão impactante, que o próprio grupo e as pessoas que estavam de certa forma questionando a eficiência da metodologia, ficaram emudecidas vendo como aconteceu uma transformação de uma forma tão rápida, quase imediata. É assim, quando  a  gente insere  a  Palavra de Deus  para  ajudar a criança a ressignificar sua própria história, é emocionante e transformador. Os membros da equipe dessa organização, que atende crianças sertanejas e quilombolas, foram fortalecidos na fé quanto à ação poderosa do Espírito Santo e das histórias da Bíblia. Também estão mais sensíveis que quando damos um tempo de qualidade individual à criança ela pode abrir seu coração e ser curada. 

Colaboração de uma Multiplicadora do Projeto Calçada

*Nome fictício para proteger a identidade da criança.

Posts recentes

EX-CACIQUE USA O BOLSA VERDE PARA ACONSELHAR CRIANÇAS INDÍGENAS

EX-CACIQUE USA O BOLSA VERDE PARA ACONSELHAR CRIANÇAS INDÍGENAS

Neste 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas, lembramos que é cada vez mais necessário o trabalho de proteção e cuidado de crianças nas aldeias. Um documento produzido pelo Núcleo Ciência Pela Infância, no período de 2018 a 2022, revela que a taxa de mortalidade das...

AMOR EM AÇÃO – calçada INSPIRA TEMA DE TCC

AMOR EM AÇÃO – calçada INSPIRA TEMA DE TCC

A partir de hoje (06) você vai acompanhar uma série de testemunhos de pessoas que, de alguma forma, tem se envolvido com o Projeto Calçada, na luta por levar cuidado e proteção a crianças e adolescentes no Brasil e nos demais países da América Latina.A série AMOR EM...

testemunhos de vidas transformadas

testemunhos de vidas transformadas

A metodologia de aconselhamento do Projeto Calçada já alcançou mais de 101 mil crianças e adolescentes ao longo dos últimos 24 anos. São frequentes os relatos de educadores e líderes de organizações parceiras sobre os impactos de nossas iniciativas na vida daqueles...

categorias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

crianças para jesus

crianças para jesus

Algumas pessoas levaram crianças até Jesus para que ele as abençoasse e orasse por elas, mas os seusdiscípulos as repreenderam. Jesus, então, disse:— Deixem que as crianças venham até mim. Não asproíbam, pois o reino de Deus pertence às pessoas que são como estas...

ler mais
Chegamos em Cabo Verde

Chegamos em Cabo Verde

Em 2004, durante o meu período de férias no Brasil, fui capacitada pelo Projeto Calçada, e ao regressar a Cabo Verde, onde trabalhava como missionária de Missões Mundiais, comecei imediatamente a aconselhar muitas crianças com a Bolsa Verde. Entre essas crianças...

ler mais
A Ovelha Perdida

A Ovelha Perdida

A pandemia do coronavírus trouxe uma nova realidade, a do isolamento social. Todos temos lidado com isso, em especial aqueles que estão infectados com a doença, que ficam preferencialmente em um quarto, sem contato com as pessoas, sem pode tocar e nem ser tocado. Não...

ler mais