Aprendendo a escutar a criança

por | fev 22, 2017 | Não categorizado

Por Luciana Falcão da Silva

Durante a Segunda Consulta Teológica com o tema: Criança, a Igreja e a Missão realizada em Brasília, pastores e lideranças de organizações evangélicas que trabalham com crianças e adolescentes reconheceram que precisamos como igrejas e projetos sociais aprender a escutar a criança.  Prova disso é que a grande maioria de nossas atividades estão destinadas a atividades em grupo e raros são aqueles que desenvolvem ações de enfoque individual.

Quando a criança for de fato relevante em nossa teologia e missão ela se tornará mais importante que as tarefas que realizamos para elas, por elas e com elas; será tão importante quanto cada adulto e merecerá ser ouvida de modo individualizado e respeitoso. Não será apenas mais uma no grupo, mas um indivíduo com quem se precisa dialogar e investir tempo de qualidade.

E por onde começar?

O primeiro passo já foi dado, reconhecendo que precisamos aprender a escutar a criança em meio as suas peculiaridades e dores. Mediante a prática que temos com o Projeto Calçada sugerimos algumas atitudes:

Separe semanalmente um tempo de qualidade para conversar individualmente com uma criança ou adolescente. Não espere ter tempo livre para isso. Sempre haverá muito o que fazer!
Mantenha uma atitude cordial, é mais fácil para qualquer um de nós conversar com alguém que mantém um sorriso nos lábios e um olhar amoroso; e para criança vale também a mesma regra.
Procure ficar no mesmo nível que a criança, isso lhe trará mais conforto. Mas evite ficar atrás da mesa, geralmente essa atitude impõe mais distância que aproximação.
Seja paciente! Lembre-se: as atitudes corporais e expressões faciais também falam. Ao fazer uma pergunte aguarde a resposta. Nossa ansiedade muitas vezes interrompe o seu pensamento. É muito comum   lhe darmos respostas prontas, como exemplo: “Então foi medo que você sentiu?”


Luciana Falcão da Silva, coordenadora do Projeto Calçada no Brasil

Posts recentes

110 mil aconselhamentos: mais do que uma marca, uma celebração

110 mil aconselhamentos: mais do que uma marca, uma celebração

O Projeto Calçada iniciou 2025 atingindo a marca de 110 mil aconselhamentos realizados. Mas, para nós, isso é muito mais do que um número. É uma celebração profunda, cheia de significado. Cada aconselhamento representa um encontro. Um momento de escuta atenta. Um...

Estamos caminhando com firmeza na proteção de crianças e adolescentes

Estamos caminhando com firmeza na proteção de crianças e adolescentes

A proteção de crianças e adolescentes sempre foi parte do nosso coração. E, nos últimos meses, temos dado passos concretos para fortalecer ainda mais esse compromisso. A Política de Proteção de Crianças e Adolescentes (PPCA), que nos orienta nessa jornada, passou por...

Capacitações de Educadores do Projeto Calçada

Capacitações de Educadores do Projeto Calçada

O Projeto Calçada segue investindo na formação de educadores para fortalecer o atendimento integral a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Já neste início de 2025 realizamos capacitações significativas, promovendo aprendizado e troca de experiências...

categorias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

crianças para jesus

crianças para jesus

Algumas pessoas levaram crianças até Jesus para que ele as abençoasse e orasse por elas, mas os seusdiscípulos as repreenderam. Jesus, então, disse:— Deixem que as crianças venham até mim. Não asproíbam, pois o reino de Deus pertence às pessoas que são como estas...

ler mais
Chegamos em Cabo Verde

Chegamos em Cabo Verde

Em 2004, durante o meu período de férias no Brasil, fui capacitada pelo Projeto Calçada, e ao regressar a Cabo Verde, onde trabalhava como missionária de Missões Mundiais, comecei imediatamente a aconselhar muitas crianças com a Bolsa Verde. Entre essas crianças...

ler mais