A proteção de crianças e adolescentes sempre foi parte do nosso coração. E, nos últimos meses, temos dado passos concretos para fortalecer ainda mais esse compromisso. A Política de Proteção de Crianças e Adolescentes (PPCA), que nos orienta nessa jornada, passou por um processo de revisão e atualização e já começamos a ver seus frutos ganhando forma.
O conselho consultivo da Lifewords aprovou a nova versão da política, e com isso pudemos avançar para outras ações fundamentais. Três guardiãs da PPCA foram oficialmente designadas, além de uma auditora que nos ajuda a garantir que a política esteja sendo colocada em prática e identificar oportunidades para aprimoramento. Todos os documentos relacionados à proteção agora estão armazenados de forma segura, e criamos uma página exclusiva no site – disponível em português e inglês – para tornar tudo mais acessível e transparente.
Também renovamos nosso compromisso com a proteção. Toda a equipe e os membros do conselho assinaram os documentos que expressam esse pacto, e seguimos com o monitoramento atento de qualquer caso de suspeita ou denúncia, de crianças e adolescentes atendidos nas atividades do Projeto Calçada, sempre com cuidado e seriedade.
Mas o nosso trabalho não para por aqui. Agora estamos nos dedicando à renovação desse compromisso com nossos parceiros e educadores no Brasil. Em paralelo, estamos preparando a versão da PPCA em espanhol, para que também os colegas da América Latina possam caminhar com clareza e alinhamento.
Além disso, novos treinamentos sobre boas práticas de proteção estão sendo preparados para quem chegou agora na equipe, incluindo voluntários. E queremos ir além: promover momentos de sensibilização e formação abertos a todos que desejam aprender mais sobre como criar ambientes realmente seguros para as crianças e adolescentes a quem servimos.
Estamos animados com o que já foi feito – e ainda mais com o que está por vir. Seguimos juntos, aprendendo, ajustando e, acima de tudo, protegendo!
Acesse agora mesmo a página exclusiva da Política de Proteção de Crianças e Adolescentes (PPCA).
0 comentários