“Temos observado um crescimento nas crianças que frequentam o programa, seja na forma como se relacionam, nos comentários durante as mensagens, nas mudanças de relacionamento em casa e na escola. Percebemos que estão assimilando os conteúdos transmitidos e colocando em prática. Nas diversas atividades oferecidas elas são estimuladas à fé em Jesus Cristo e a seguirem seus ensinamentos.”
É com este belo testemunho da facilitadora Margareth, do projeto Ecos da Esperança, que desejamos anunciar que estamos chegando às últimas etapas de testagem do Programa Escolha a Vida. Com resultados comprovados no Quênia e em outros países da África, a Lifewords já atendeu inúmeras crianças e adolescentes. No Brasil, o lançamento oficial está marcado para fevereiro de 2018.
Nossa expectativa é alcançar resultados de transformação de vidas em crianças e adolescentes de 09 a 14 anos, como já alcançamos no projeto piloto, graças a parcerias com a Missão Aliança e a Junta de Missões Nacionais.
“O programa leva as crianças a refletir sobre ações que preservam a vida, sobre o amor, o respeito, a importância de escolher os outros e a fazer o que é certo. Com a aplicação do programa, as crianças estão desenvolvendo o hábito de criticar as situações do cotidiano, de pensar se determinada decisão vai fazer bem a elas ou ao próximo. Observamos uma evolução no que diz respeito ao hábito de cada uma de refletir sobre a sua vida, o que não era tão comum nos participantes do projeto antes e de uma forma geral a de procurar viver esses valores não só no projeto mas também no dia a dia, em casa, na escola e na igreja. Isso nos leva a concluir que estamos no caminho certo.” – completa Margareth.
Com um currículo que pode ser desenvolvido num período de 1 ano, as crianças e adolescentes tem contato com 5 grandes áreas de aplicação: Escolha os Outros, Escolha o Certo, Escolha o Amor, Escolha a Liberdade, Escolha a Paz.
Welyton, de 12 anos, que participa de projeto parceiro da Missão Aliança, ao realizar as lições do módulo Escolha os Outros, declarou: “Foi muito bom para mim. Este novo programa, Escolha a vida, é bom para todos nós.”
Já Maria Eduarda, de 11 anos, que participa do Projeto Viver de Missões Nacionais, disse que o módulo que mais gostou foi o Escolha o Certo:
“Eu aprendi que a gente tem que fazer escolhas na vida e é melhor fazer as escolhas certas, porque toda escolha tem uma consequência. Se você escolher fazer o certo, você vai ter uma consequência boa.”
A aplicação, reflexão e as atividades lúdicas e interativas propostas no material didático impactam também a vida dos facilitadores que ensinam e veem resultados na vida das crianças, como aconteceu com Cristiane, Projeto Missão Criança Jardim Paraíso:
“Eu esperava ensinar, mas vejo que aprendemos muito mais com o que as crianças trazem. Normalmente esperamos para passar algo para eles, mas na verdade estou recebendo muito mais do que eu esperava. As escolhas que faço no dia a dia refletem no que estamos aprendendo aqui. A troca em sala de aula tornou-se muito importante para mim. Com este programa pude perceber que situações que acontecem às crianças também acontecem comigo. Eu acabei percebendo que também preciso aplicar o Escolha a Vida na minha vida.”
Louvamos a Deus pela oportunidade de trazer para o Brasil o Programa Escolha a Vida. Através das parcerias, podemos perceber no período de testagem que o programa é aplicável e adaptável à rotina dos projetos, igrejas e escolas.
“O Programa tem tudo a ver com o nosso Projeto Viver, aplicado aqui na PIB de Niterói. Ambos são baseados nas escolhas, na importância de realizar escolhas saudáveis… Cada estudo do Escolha a Vida tem sido muito importante para as crianças. A gente consegue observar o desenvolvimento de cada um.” – esclareceu Mariana, facilitadora de Missões Nacionais.
Quer conhecer um pouco mais do Programa Escolha a Vida? Acompanhe nossas notícias e nosso facebook.com/ProjetoCalcadaLifewords. Em breve, nosso lançamento oficial.
0 comentários