O Projeto Calçada chegou ao Chile!

por | out 31, 2018 | Capacitação de Educadores, Notícias

Embora seja um dos países mais desenvolvidos da América do Sul, o Chile possui uma população infantil que enfrenta duras situações. Em pesquisas da Unicef de 2017, 24% da população chilena tem entre 0 e 17 anos, mais de 4 milhões. Desse grupo, 8,7% é indígena, um grupo que possui os maiores índices de vulnerabilidade no país. Do total menor de 17 anos, 29,5% está abaixo da linha da pobreza; 6,6% realizam algum trabalho infantil; 71% deles declaram ter sido vítima de algum tipo de maltrato. Muitas organizações e igrejas tem realizado um trabalho responsável e comprometido, para ajudar essas crianças e adolescentes a terem seus direitos garantidos. Foi para apoiar o trabalho dessas organizações que o Projeto Calçada foi implantado recentemente no país.

Nos dias 06 a 10 de outubro o primeiro grupo de educadores foi capacitado na cidade de Temuco, para usar o aplicativo Bolsa Verde para levar restauração e esperança a centenas de crianças e adolescentes que atendem em suas atividades. 12 educadores foram capacitados, e eles atuam em atividades diversas em suas organizações: Pepe Network, Colégio Bautista de Temuco, Colegio José Giordano, Colégio Clara Brincefield, Escuela Juvencio Valle, Coorporación Educacional Sociedad Evangélica, Iglesia Bautista Aposento Alto, Iglesia Bautista Manantial de Vida e Associación de Iglesias Bautistas de Atacama, compreendendo 5 cidades diferentes: Temuco, Padre las Casas, Nueva Imperial, Teodoro Schmidt e Vallenar.

O Projeto Calçada e suas possibilidades de execução dão um resultado fascinante, sobre tudo pela centralidade da Bíblia, como poucos programas que eu já conheci. Noemí Zapata – Associación de Iglesias Bautista de Atacama.

Depois desse maravilhoso tempo de capacitação do Projeto Calçada para o uso do aplicativo Bolsa Verde, me sinto como uma tocha que pode levar luz as crianças e jovens com as quais trabalho. Agora estou preparada para realizar melhor o meu trabalho e ser uma melhor filha de Deus. Edith Concha – Colégio Bautista de Temuco.

Agradeço a Deus por dar-me o privilégio de ter participado dessa capacitação e poder ter essa nova ferramenta a serviço do seu Reino. Já estou pensando nas muitas crianças que poderei ajudar, através do Espírito Santo, para que experimentem uma vida nova. Marisol Benavides – Colégio José Giordano.

Essa nova ferramenta de restauração foi uma resposta de oração, porque eu não sabia como ajudar as crianças a compartilharem sua dor e usar a Bíblia para levar conforto, mesmo sendo psicólogo, e agora eu posso ajuda-las mais profundamente. Carlos Figueroa – Colégio José Giordano.

Durante o aconselhamento, avaliamos como as crianças estão recebendo a mensagem bíblica e lhes pedimos que escolham um objeto, animal ou algo da natureza para expressar como estão se sentindo em relação à situação traumática vivenciada. Imagine como foi maravilhoso ver seus corações sendo curados, sua tristeza transformada em alegria, a rejeição dando lugar ao acolhimento de Jesus, a vergonha se tornando em alivio, a angústia virando tranquilidade… foi como elas disseram se sentir após ouvir as histórias bíblicas. E as mudanças de autoimagem e autoestima foram impactantes: uma garota que estava muito triste com a morte de seu avô disse que se via como uma menina triste que está velando corpo de seu avô morto, transformou-se no fim do encontro em uma garota feliz que brinca com sua amiga; outra criança disse que se via como um gato triste, porque seu irmão batia sempre nela, e no final do aconselhamento disse que agora se sentia como uma borboleta feliz e livre; outra criança disse que se parecia a uma águia que quer voar para longe, sempre que seus colegas da escola a chamam de gorda e a provocam para brigar, e depois de saber que Jesus a amava ela se achava parecida com uma boneca feliz. Estes são apenas alguns dos testemunhos sobre o que o Senhor fez na vida das crianças durante os aconselhamentos com o aplicativo Bolsa Verde.

Agradecemos a todos os parceiros que tornaram possível nossa ida ao Chile, especialmente à coordenação do PEPE Network Chile.

Cleisse Andrade

Diretora Executiva Lifewords e Coordenadora da América Latina do Projeto Calçada.

Posts recentes

O Impacto da Desnutrição no Desenvolvimento Infantil

O Impacto da Desnutrição no Desenvolvimento Infantil

A desnutrição infantil é um problema grave que afeta milhões de crianças em todo o mundo, ocorrendo quando a criança não recebe nutrientes essenciais, como proteínas, vitaminas e minerais, em quantidades adequadas. Esse déficit não afeta apenas o crescimento visível,...

Primeira Capacitação Presencial na República Dominicana

Primeira Capacitação Presencial na República Dominicana

O Projeto Calçada expandiu suas atividades na República Dominicana, buscando melhorar a autoestima de crianças e adolescentes vulneráveis do país. Após uma série de capacitações online, tivemos nossa primeira capacitação com a Bolsa Verde presencial na capital, Santo...

categorias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

crianças para jesus

crianças para jesus

Algumas pessoas levaram crianças até Jesus para que ele as abençoasse e orasse por elas, mas os seusdiscípulos as repreenderam. Jesus, então, disse:— Deixem que as crianças venham até mim. Não asproíbam, pois o reino de Deus pertence às pessoas que são como estas...

ler mais
Chegamos em Cabo Verde

Chegamos em Cabo Verde

Em 2004, durante o meu período de férias no Brasil, fui capacitada pelo Projeto Calçada, e ao regressar a Cabo Verde, onde trabalhava como missionária de Missões Mundiais, comecei imediatamente a aconselhar muitas crianças com a Bolsa Verde. Entre essas crianças...

ler mais
A Ovelha Perdida

A Ovelha Perdida

A pandemia do coronavírus trouxe uma nova realidade, a do isolamento social. Todos temos lidado com isso, em especial aqueles que estão infectados com a doença, que ficam preferencialmente em um quarto, sem contato com as pessoas, sem pode tocar e nem ser tocado. Não...

ler mais