“Jesus não tolera quem negligencia as crianças”

por | nov 22, 2022 | Notícias

Celebração online da elaboração da escrita da Política de Proteção de Crianças e Adolescentes.

Mais do que uma reunião online, mais do que a entrega de certificados. A celebração online, que aconteceu no dia 31 de outubro, reuniu testemunhos de como Deus está agindo em igrejas e organizações através da escrita da PPCA – Política de Proteção de Crianças e Adolescentes. Fruto de uma iniciativa do Projeto Calçada em parceria com a Missão Aliança, cinco organizações (MEAP – Missão Evangélica de Assistência aos Pescadores, Primeira Igreja Batista de Itabaianinha (BA), Assembleia de Deus – Ministério Kairos (RJ), Associação Vitória (CE), IBAJI – Igreja Batista no Jardim das Indústrias (SP) concluíram o documento que passa a reger as diretrizes do cuidado, da proteção e dos direitos de crianças e adolescentes.

Iniciado a partir da sensibilização com a realização da Oficina Um Lugar Seguro, ministrado pela equipe do Projeto Calçada, as organizações seguiram avaliando suas práticas e foram orientados por Janaína Camilo, especialista em proteção infantil, que os orientou para a escrita da PPCA, que durou um período de 2 a 7 meses, de acordo com as particularidades de cada organização.

O momento da celebração e entrega de certificados de conclusão, foi conduzido pela coordenadora do Brasil do Projeto Calçada, Luciana Falcão e contou com corações cheios de gratidão por mais um passo em direção ao Reino de Deus para com as crianças. Um Reino o qual profetiza que “as ruas serão cheias de crianças brincando.” – como relembrou Cleisse Andrade.

“Pode parecer impossível pra gente ver a restauração das nossas cidades. Ver que as crianças têm espaços seguros, felizes onde estejam protegidas. Mas a promessa de Zacarias 4.8 é a mesma. Deus é o mesmo e a promessa é para nós também. Então, que a gente mantenha a nossa fé, a nossa esperança nessa visão de uma Jerusalém, de um mundo onde as crianças possam crescer felizes se divertindo.”

Um Reino onde Deus se alegra com aqueles que olham com prioridade para as crianças e não para os processos. Como a equipe da MEAP, que optou por escrever uma PPCA que abrangerá todas as bases da missão espalhadas pelo Brasil. Mesmo com toda pluralidade no país, com o contexto de cada projeto, a política é um documento que prioriza a proteção. E isto é uma linguagem universal. Segundo Jandira Almeida, diretora de comunicação da MEAP, “a política nos colocou no mesmo ambiente (como equipe), a política nos colocou no mesmo foco (a proteção da criança e não a quantidade de crianças por projeto) e a política nos colocou em um lugar seguro também (tanto para crianças, quanto para equipe, que agora possuem um norte.” 

Wandelery de Jesus Santos, integrante da comissão de escrita da PPCA da PIB de Itabaianinha, relatou que a igreja não só escreveu, mas aprovou em assembleia e registrou o documento em cartório. Além disso, já iniciaram a implementação da PPCA, realizando a troca das portas da igreja, visando a inserção de vidro para que as crianças e adultos possam sempre ser observados e protegidos, ajudando a evitar assim, qualquer tipo de abuso.

“A gente recebeu com muito bons olhos e nos envolvemos na medida do possível para fazer o melhor. Afinal de contas, esta política vem para proteger as nossas crianças, para dar respaldo às famílias que trazem suas crianças. Enfim, a gente fica muito feliz pela ajuda e a contribuição de vocês (Projeto Calçada e Janaína). Todo esse processo foi muito edificante para gente e a gente se sente muito orgulhoso de hoje ter a nossa a nossa política escrita e aprovada.”

Como Diretor Nacional da Missão Aliança, Bebeto Araújo acalentou os corações com a certeza das bênçãos do Senhor sobre a vida daqueles que colocam as crianças no centro, como Jesus fez em Mateus 18. 

“Este texto é conhecido, especialmente para as pessoas, organizações e igrejas que valorizam as crianças, assim como Jesus valorizava. Este é um texto muito chave quando a gente pára para refletir um pouquinho sobre o lugar que a criança tem no coração de Jesus ou na agenda de Jesus. Eu tô cada dia mais convencido que aquilo que a gente faz com as nossas crianças e aquilo que a gente faz por nossas crianças demonstra exatamente o que é que a gente pensa sobre o mundo, sobre Deus e sobre nós mesmos. A gente é chamado para amar aquilo que Jesus ama, mas também para não tolerar o que Jesus não tolera. Jesus não tolera que a criança seja negligenciada, Ele não tolera.”

Assita na íntegra a meditação de Bebeto Araújo, aqui.

Agradecidos a Deus, Clenir elevou ao Senhor uma oração de agradecimento pela vida dos envolvidos na árdua tarefa de escrever, implementar e monitorar a PPCA. O Projeto Calçada reforça o agradecimento à Janaína Camilo que não pôde estar presente na celebração online por questões de conexão, a Missão Aliança pela parceria e a cada organização que se dedicou para este desafio de elaboração da PPCA.

Organizações que elaboraram a PPCA

Assembleia de Deus – Ministério Kairos – RJ – 7 meses

Associação Vitória – CE – 3 meses

Igreja Batista no Jardim das Indústrias – IBAJI – SP – 7 meses

MEAP – Missão Evangélica de Assistência aos Pescadores – 2 meses

Primeira Igreja Batista de Itabaianinha – BA – 2 meses

Posts recentes

O Impacto da Desnutrição no Desenvolvimento Infantil

O Impacto da Desnutrição no Desenvolvimento Infantil

A desnutrição infantil é um problema grave que afeta milhões de crianças em todo o mundo, ocorrendo quando a criança não recebe nutrientes essenciais, como proteínas, vitaminas e minerais, em quantidades adequadas. Esse déficit não afeta apenas o crescimento visível,...

Primeira Capacitação Presencial na República Dominicana

Primeira Capacitação Presencial na República Dominicana

O Projeto Calçada expandiu suas atividades na República Dominicana, buscando melhorar a autoestima de crianças e adolescentes vulneráveis do país. Após uma série de capacitações online, tivemos nossa primeira capacitação com a Bolsa Verde presencial na capital, Santo...

categorias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

crianças para jesus

crianças para jesus

Algumas pessoas levaram crianças até Jesus para que ele as abençoasse e orasse por elas, mas os seusdiscípulos as repreenderam. Jesus, então, disse:— Deixem que as crianças venham até mim. Não asproíbam, pois o reino de Deus pertence às pessoas que são como estas...

ler mais
Chegamos em Cabo Verde

Chegamos em Cabo Verde

Em 2004, durante o meu período de férias no Brasil, fui capacitada pelo Projeto Calçada, e ao regressar a Cabo Verde, onde trabalhava como missionária de Missões Mundiais, comecei imediatamente a aconselhar muitas crianças com a Bolsa Verde. Entre essas crianças...

ler mais
A Ovelha Perdida

A Ovelha Perdida

A pandemia do coronavírus trouxe uma nova realidade, a do isolamento social. Todos temos lidado com isso, em especial aqueles que estão infectados com a doença, que ficam preferencialmente em um quarto, sem contato com as pessoas, sem pode tocar e nem ser tocado. Não...

ler mais