História da Zuri

por | jul 7, 2020 | Histórias de Transformação

Sempre ouvi falar da Bolsa Verde, mas nunca tive a oportunidade de conhecer de fato. Na verdade, eu sempre me senti incapaz de trabalhar com pessoas vulneráveis, pois sofro muito suas situações, principalmente porque muitas vezes não sabia o que fazer além de orar. 

Um dia, a Clenir* me desafiou a fazer o curso aqui em Moçambique. Confesso que não fiquei animada. Conversei com ela sobre como eu me sentia incapaz para este trabalho. Até que ela me convenceu com o argumento de que eu poderia “ser ponte” para trazer o Projeto Calçada pra cá, sendo multiplicadora. Eu me senti mais responsável ainda e orei muito pra Deus trazer paz ao meu coração e usar a minha vida. 

Foi um treinamento difícil em vários sentidos: financeiro, muito calor, problemas com o carro. A Clenir foi, uma guerreira para fazer tudo dar certo. Ela não me ensinou apenas como aconselhar crianças e adolescentes com a Bolsa Verde. Creio que ela nem imagina como Deus a usou para abençoar a minha vida! 

Hoje, eu ainda me impressiono com a explicação do processo, como a “Palavra Viva” pode transformar a auto-imagem, a auto-estima, mesmo se a situação não for solucionada, há uma mudança significativa na vida de quem ouve as histórias da Bolsa Verde.

Uma das histórias que mais me marcou nesse tempo aconselhando foi a da Alice, uma adolescente de 15 anos que vive em um orfanato. Quando o pai adoeceu, a mãe foi embora de casa deixando os quatro filhos. A menor tinha 3 anos. Depois, com a morte de seu pai, os tios e vizinhos queriam ajuda a ela e seus irmãos, mas a mãe não deixava, mesmo não morando na casa. Diante disso, ela disse se sentir sozinha e abandonada. 

Ela estava muito séria e parecia triste quando fomos conversar. Disse que se sentia como uma tartaruga que, quando está em perigo, tem o casco para se proteger. Um detalhe é que aqui na África, os olhos são a forma de se expressar. Parece que o rosto se congela, mas os olhos falam. Alice tinha os olhos tristes, pois disse várias vezes que se sentia abandonada pela mãe. Mas que mudança linda pode acontecer! Ao final da conversa ela disse que se sentia não como uma frágil tartaruga, mas como uma casa com alicerces bem feitos. 

Hoje ela continua orando pela libertação da sua mãe, que trabalha com feitiçaria. Ela me disse que não se sente mais sozinha e que quer ser estilista de moda. Não mais tem olhos tristes, mas um olhar cheio de esperança e planos para o futuro. 

Enquanto eu fazia meu treinamento, eu não entendia o motivo de aprender sobre tudo isso, pois não me identificava com os traumas da maioria. E eu nem imaginava que Deus estava me preparando não só para trabalhar com a Bolsa Verde, mas também para enfrentar um trauma na minha própria vida. 

Alguns meses depois eu e minha família passamos pelo ciclone. Pronto, agora eu tinha um trauma, e dos grandes! Depois que conseguimos sair da cidade e nos comunicar, a Clenir novamente me ajudou muito, conversando comigo, me ajudando a organizar meus pensamentos e sentimentos. Ríamos muito também. Como foi importante entender o processo da cura de um trauma! 

Sei que o treinamento era para eu ficar apta a ajudar crianças e adolescentes como a Alice, mas Deus fez além: usou o Projeto Calçada para me abençoar! Assim como ela, eu também experimentei mudanças incríveis da minha vida.

Educadora Zuri, Moçambique.

*Clenir Xavier é a diretora internacional do projeto Calçada


Escrito pela educadora Mayre com colaboração de Beatriz Bastos

Posts recentes

O Impacto da Desnutrição no Desenvolvimento Infantil

O Impacto da Desnutrição no Desenvolvimento Infantil

A desnutrição infantil é um problema grave que afeta milhões de crianças em todo o mundo, ocorrendo quando a criança não recebe nutrientes essenciais, como proteínas, vitaminas e minerais, em quantidades adequadas. Esse déficit não afeta apenas o crescimento visível,...

Primeira Capacitação Presencial na República Dominicana

Primeira Capacitação Presencial na República Dominicana

O Projeto Calçada expandiu suas atividades na República Dominicana, buscando melhorar a autoestima de crianças e adolescentes vulneráveis do país. Após uma série de capacitações online, tivemos nossa primeira capacitação com a Bolsa Verde presencial na capital, Santo...

categorias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

crianças para jesus

crianças para jesus

Algumas pessoas levaram crianças até Jesus para que ele as abençoasse e orasse por elas, mas os seusdiscípulos as repreenderam. Jesus, então, disse:— Deixem que as crianças venham até mim. Não asproíbam, pois o reino de Deus pertence às pessoas que são como estas...

ler mais
Chegamos em Cabo Verde

Chegamos em Cabo Verde

Em 2004, durante o meu período de férias no Brasil, fui capacitada pelo Projeto Calçada, e ao regressar a Cabo Verde, onde trabalhava como missionária de Missões Mundiais, comecei imediatamente a aconselhar muitas crianças com a Bolsa Verde. Entre essas crianças...

ler mais
A Ovelha Perdida

A Ovelha Perdida

A pandemia do coronavírus trouxe uma nova realidade, a do isolamento social. Todos temos lidado com isso, em especial aqueles que estão infectados com a doença, que ficam preferencialmente em um quarto, sem contato com as pessoas, sem pode tocar e nem ser tocado. Não...

ler mais