escolha a vida

Escolha a Vida é um currículo para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, com lições interativas que ensinam a identificação de escolhas e suas consequências, ajudando as crianças a fazerem suas próprias escolhas, que influenciam sua família e sua comunidade – baseadas nos valores bíblicos como amor, paz, justiça, liberdade e consideração com os outros.

O mundo tem deixado as crianças confusas diante de ensinamentos inconsistentes. Ouvem que precisam pensar nos outros, mas são incentivadas a lutar por benefícios próprios a qualquer custo; aprendem que não devem fazer coisas erradas, mas assistem aqueles em quem confiam burlando todas as regras; entendem que Jesus as ama, mas são ensinadas que se não se comportarem, Jesus vai castigá-las… 

Como Funciona?

Este programa tem ajudado para que, através de brincadeiras e dinâmicas, as crianças reflitam sobre o que se passa à sua volta, e desenvolvam habilidades próprias para lidarem com questões morais da vida. Elas avaliam, por si mesmas, suas escolhas, ao refletirem sobre questões pertinentes, tais como prevenção e resolução de conflitos; relacionamento com a comunidade local até a escala nacional; honestidade e integridade; prevenção do uso de drogas, do HIV/AIDS e outros aspectos do comportamento sexual seguro. As decisões tomadas conscientemente ajudam as crianças para o resto de suas vidas.

O Escolha a Vida tem sido desenvolvido com grupos de crianças e adolescentes em projetos sociais, igrejas e escolas, podendo ainda ser aplicado em grupos familiares ou outros.

O currículo pode ser seguido com aulas semanais, cumprindo um ano letivo. No entanto, os facilitadores podem ter flexibilidade na agenda, mas buscando promover a participação das crianças nos 5 módulos, para que completem o currículo seguindo o processo pedagógico e adquiram o fortalecimento e autonomia desejada.

O modelo de “Experiência de Vida” se provou efetivo: os alunos, primeiramente, entendem o valor em questão; em seguida eles observam esse valor na prática, tanto nas histórias bíblicas utilizadas, quanto no mundo em torno deles; e, finalmente, eles são levados a um processo de aplicação e internalização desse valor em suas próprias vidas, ensaiando escolhas e demonstrando a sua própria aprendizagem.

O Escolha a Vida foi desenvolvido e implementado pela Lifewords, em parceria com a SIL Internacional. Lançado no Quênia em 2006, seguido por Uganda, República Democrática do Congo e Zimbábue. No Brasil, o material foi adaptado para a cultura local e testado em 2017 em parceria com a Missão Aliança e a Junta de Missões Nacionais.

O Material

Ao se inscrever, você receberá gratuitamente:

  1. Manual dos Facilitadores: com todas as orientações que você precisará para preparar cada lição dos 5 módulos; dicas para que as aulas sejam interativas e lúdicas, incluindo o uso de dramatização, discussão em grupo, canções, jogos e muito mais; e o plano das 35 aulas, pronto para você aplicá-las. Arquivo em PDF.
  2. Vídeo de orientações: com informações importantes para a preparação, antes de começar a desenvolver o programa com as crianças e adolescentes.
  3. Kit com 50 livretos para que cada criança/adolescente use durante as aulas e ao final de cada módulo receba um de presente.

Você poderá contar com a nossa equipe para tirar qualquer dúvida a qualquer tempo.

“Eu queria chamar todos os meus amigos para participarem das aulas, assim eles vão aprender a amar o próximo igual eu aprendi. Eu melhorei em casa e estou melhorando na escola, por causa
das aulas que eu aprendi.”

Beatriz

10 anos, Associação Refúgio, Cambé-PR

“O currículo Escolha a Vida ajuda a melhorar o comportamento, adquirir capacidades emocionais importantes, ativar áreas cerebrais, e a reforçar os valores cristãos e familiares, por ser criativo, pedagógico e rico em detalhes. Por essas razões, a utilização deste material é indispensável para a educação social no Brasil.”

Itamara Leal Pereira

Cientista Social e Pedagoga, Casa Refúgio Mauá-SP

Vamos restaurar vidas juntos?

DOE AGORA