Congresso Online A Criança e o Adolescente: Cuidados, Proteção e Direitos.

por | dez 15, 2018 | Notícias

O primeiro Congresso Online A Criança e o Adolescentes: Cuidados, Proteção e Direitos foi realizado pelo Projeto Calçada Lifewords e aconteceu nos dias 06,07 e 08 de dezembro de 2018. Escolhemos realizar online para alcançar mais pessoas de diversos locais do Brasil e do mundo, aumentando assim nossa possibilidade de ampliar a discussão nas áreas da proteção, do cuidado e dos direitos de crianças e adolescentes.

Convidamos palestrantes capazes e com experiência em diversas áreas: medicina, teologia, psicologia, direito, educação, entre outros. Ao todo, 12 palestras em 3 dias proporcionaram ao participante informação, boas práticas e vivência na esfera infanto-juvenil.

“Pensar Criança e Adolescente é fundamental. Nada melhor do que reunir pessoas de vários lugares, comprometidas com a militância pelos direitos da infância. Que grande oportunidade para compartilhar experiências e aprendizados com gente que quer fazer do Brasil um lugar seguro e estimulador para nossas crianças e adolescentes, lugar para crescerem e se desenvolverem de forma saudável. Nós podemos fazer a diferença!” – Clenir dos Santos, diretora internacional do Projeto Calçada.

Mesmo sendo 100% online, o Congresso nos surpreendeu. A interação que aconteceu durante o chat ao vivo foi um grande destaque. As pessoas puderam perguntar, se posicionar e terem contato com os palestrantes. A cada palestra podíamos ver como os assuntos se completavam e interagiam. Foi um mover lindo de Deus em nos permitir participar de tudo isso.

“Amei a ideia do congresso online. Vocês simplesmente arrasaram nesse formato em alinhamento com a importância das temáticas abordadas que são bastante pertinentes para meu trabalho.” – declarou a congressista Cibely Luz.

Assuntos como a pedofilia, suicídio e depressão de crianças e adolescentes puderam ser tratados com uma leveza e seriedade impressionantes. Os congressistas ficaram extremamente impactados com a qualidade do conteúdo e muitos conheceram o Projeto Calçada Lifewords pela primeira vez. Como Maurita declarou:

“Eu não conhecia o Projeto  Calçada. Gostei demais de saber sobre o Projeto, também das palestras e palestrantes, os temas relevantes… Adquiri muitos conhecimentos. Enfim, AMEI TUDO. Parabéns a toda equipe pela dedicação, realização e organização do evento!”

A escolha dos temas e das palestras levou em consideração a pauta de direitos de crianças e adolescentes, abrangendo diversas faces de seu cotidiano, como igreja, família e sociedade. Para tanto, reuniu um time de palestrantes com experiência na luta pelos direitos humanos, combate à exploração e ao abuso, ativistas no combate ao trabalho infantil e ao direito da convivência familiar, conselheiros na área familiar e pastoral, atuantes em defesa a vida e do cuidado emocional, etc.

Temas das palestras e palestrantes

  • Suicídio de Crianças e Adolescentes – uma questão urgente!

Joseana de Oliveira Menezes Galvão – Graduação em Medicina. Pós-graduação em Terapia Familiar, Sexualidade Humana, Prevenção de Maus Tratos e Promoção de Bons Tratos Em Família e Problemas Relacionados ao Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas.

  • Depressão de Crianças e Adolescentes – Como lidar?

Mônica Brito – Psicóloga clínica com 24 anos de experiência em atendimento em consultórios, escolas e ONGs. Atende adolescentes, jovens e adultos com transtornos, síndromes do pânico e depressão.

  • Banalização da vida – uma perspectiva bíblica.

Marcos Davi Ferreira de Andrade – Casado com Andréa Andrade desde 1993, pai de Giovanna e Arthur com 14 anos e Davi com 13 anos. Formado em bacharel em teologia pelo Centro de Estudos Teológicos dos Vale do Paraíba em 1997, pós graduado em Filosofia pela Faculdade de Ciências Sociais Fênix de Brasília em 2012 e mestrado em estudos bíblicos pela ABECAR em Mogi das Cruzes em 2017. Pastoreia a Igreja Batista no Jardim das Indústrias desde 2009.

  • Bullying: marcas para uma vida inteira.

Liz Guimarães – Liz Guimarães, pedagoga e educadora popular, mobilizadora na Casa Mãe Mulher, e missionária no Projeto UJIMA.

  • Pais biológicos X Pais afetivos. Podem coexistir?

Luana Xavier – Advogada autônoma atuante na área cível, em especial no Direito de Família e do Consumidor, mestranda em Direito na Universidade de Lisboa, com especialização na área cível e família e sucessões.

  • Promoção do direito à convivência familiar.

Fábio Paz – Defensor de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e Assessor Nacional de Advocacy das Aldeias Infantis SOS Brasil.

  • Trabalho infantil: é um problema meu?

Maria Zuíla Lima Dutra – Mestre e especialista em Direitos Fundamentais e das Relações Sociais, Desembargadora do Trabalho, Gestora Nacional e Coordenadora Regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo a Aprendizagem da Justiça do Trabalho. Publicou diversos livros sobre o Trabalho Infantil, Co-autora de vários livros e autora do livro sobre trabalho infantil doméstico: Meninas Domésticas, Infâncias Destruídas.

  • O que devo fazer quando suspeito ou descubro algum mau trato?

Lauro Trindade – Ex-Conselheiro Tutelar por dois mandatos, Consultor em Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, Coaching de Inteligência Emocional, Educador Social & Teólogo.

  • Resiliência. É possível sobreviver aos sofrimentos?

Clenir Xavier Trindade dos Santos – Diretora Internacional do Projeto Calçada, Assistente Social, Psicóloga, com mestrado pela Tavistock Clinic, Londres.

  • O silêncio da violência sexual em casa.

Remy Damasceno – Pastor da Igreja Batista Central de Niterói e Psicólogo Clínico com atuação em aconselhamento na área do abuso e exploração sexual infantil.

  • Igreja, um lugar seguro para as crianças. Será?

Luciana Falcão – Coordenadora do Projeto Calçada no Brasil, atuou como articuladora da Campanha Bola na Rede – Um gol pelos direitos de crianças e adolescentes contra a exploração e ao abuso sexual, palestrante sobre cuidado e proteção da criança e pastora.

  • A morte no Brasil tem endereço!

Ronilso Pacheco – Teólogo, articulador social pelo Viva Rio, ativista. Autor de “Ocupar, Resistir, Subverter: igreja e teologia em tempos de violência, racismo e opressão”.

O Congresso só foi possível devido a doação do conteúdo e tempo de gravação de cada palestrante. Pois, os mesmos não cobraram pela participação. Além disso, contamos com o trabalho voluntário de um designer que elaborou todas as artes para divulgação e de um administrador de redes que nos prestou serviços para redirecionamento de links.
O Projeto Calçada atua há 18 anos na restauração de vida de meninos e meninas em situação de risco e já atendeu mais de 43.000 crianças e adolescentes individualmente através da ferramenta de aconselhamento a Bolsa Verde. Para conhecer mais, acesse www.projetocalcada.org.br ou facebook.com/ProjetoCalcadaLifewords.

Posts recentes

Amar é combater o trabalho infantil

Amar é combater o trabalho infantil

“Depois disso, algumas pessoas levaram as suas crianças para Jesus pôr as mãos sobre elas e orar, mas os discípulos repreenderam as pessoas que fizeram isso. Aí ele disse: — Deixem que as crianças venham a mim e não proíbam que elas façam isso, pois o Reino do Céu é...

Adoção: Vencendo os desafios emocionais da fase de aceitação

Adoção: Vencendo os desafios emocionais da fase de aceitação

O Dia Nacional da Adoção é celebrado no Brasil em 25 de maio como uma forma de conscientização sobre a importância dessa ação. A adoção é um ato de escolha e amor, em que tanto adotantes quanto adotado(s) passam por grandes desafios, mas também pode ser imensamente...

Mulheres: Uma Grande Força No Cuidado Emocional Infantil

Mulheres: Uma Grande Força No Cuidado Emocional Infantil

Atualmente, e cada vez mais, estudos científicos na área da saúde mental evidenciam aimportância do cuidado emocional da criança, e repercussões da relação pai-mãe-bebê àsaúde mental infantil e, a longo prazo à de adolescentes e adultos. Dessa forma, diante de...

Alienação parental diante da lei

Alienação parental diante da lei

A Lei nº 12.318/2010, em seu art. 2º estabelece o seguinte conceito: “Considera-se ato de alienação parental a interferência na formação psicológica da criança ou adolescente, promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou...

categorias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts relacionados

Chegamos em Cabo Verde

Chegamos em Cabo Verde

Em 2004, durante o meu período de férias no Brasil, fui capacitada pelo Projeto Calçada, e ao regressar a Cabo Verde, onde trabalhava como missionária de Missões Mundiais, comecei imediatamente a aconselhar muitas crianças com a Bolsa Verde. Entre essas crianças...

ler mais
A Ovelha Perdida

A Ovelha Perdida

A pandemia do coronavírus trouxe uma nova realidade, a do isolamento social. Todos temos lidado com isso, em especial aqueles que estão infectados com a doença, que ficam preferencialmente em um quarto, sem contato com as pessoas, sem pode tocar e nem ser tocado. Não...

ler mais
A LUTA PELO LUTO

A LUTA PELO LUTO

“Chorai com os que choram...” Romanos 12.15 A pandemia que estamos enfrentando nos tem feito experimentar algo que nunca havia sequer passado pelas nossas mentes ser possível: não poder velar e sepultar os nossos mortos. Participei de dois velórios durante este tempo...

ler mais