Orientações e dicas para o uso do KIT Jesus ama as crianças

Deixem que as crianças venham a mim Marcos 10.13-16

Propósito: Ensinar a mensagem de que as criansas são importantes para Jesus.

Você pode usar o Álbum seriado de diversas maneiras! Conte a história bíblica, mostrando as figuras e tornando-a real, emocionante e alegre. Para ajudar as crianças entenderem melhor Jesus, ao contar a história, enfatize que:

  • Jesus sabe de tudo; quando algo errado acontece com as crianças Ele nãogosta e não quer que elas sofram injustiças;
  • Às vezes aqueles que melhor deveriam tratar as crianças, são os que mais decepcionam, assim como os amigos de Jesus naquela ocasião; Nem os amigos de Jesus entendiam direito o que Jesus sente pelas crianças; todas tem o direito de ir até Ele;
  • Jesus valoriza e sempre defende as crianças, e de um jeito ou de outro, Ele vai chamar a atenção de quem não trata bem as crianças; Jesus realmente ama as crianças e quer abençoar e não rejeitá-las; Ele quer ter um relacionamento com elas.

Após ter contado a história bíblica, você pode fazer atividades que irão reforçar a mensagem da história. Por exemplo:

Repetindo a história bíblica

Pergunte às crianças se elas gostariam de contar a história bíblica, usando o Álbum seriado.

Explicando a história

À medida que você for mostrando as figuras novamente, uma a uma, pergunte a algumas crianças assim: “Maria, você pode me falar o que está acontecendo aqui?”

Focando em um personagem

Peça às crianças para mostrarem o personagem que mais gostaram. Incentive-as a falarem sobre as razões da sua escolha. Você poderá também perguntar se gostariam de encenar o que aquele personagem fez.

Dramatizando a história

Organize as crianças em grupos. Os grupos podem se revezar para encenar as cenas apresentadas nas figuras.

Aprofundando a mensagem

Faça perguntas como: Como você se sentiria se alguém Ihe impedisse de chegar perto de Jesus? Por que seria importante para você ir com Jesus também? O que você faria se soubesse que Jesus queria que você chegasse perto dele?

Refletindo sobre a história

Peça às crianças que escolham uma das quatro figuras e façam comentem sobre o que sentiram ao ouvirem essa parte da história, ou ainda sobre o que elas fariam se fossem um dos personagens da história.

Escolhendo e colorindo

Peça às crianças para escolherem a figura que mais gostaram e pergunte o que as levou a essa escolha. Ofereça a figura escolhida para que possa colorir. Interaja com as crianças enquanto colorem.

Qualquer que seja a atividade que você venha a escolher, lembre-se sempre de reforçar a mensagem da história de que as crianças são importantes para Jesus.

Faça o download das figuras para impressão ou os JPGs para colorir no computador ou celular. Por exemplo, você pode usar programas como Paint ou aplicativos de edição de imagens.

DOWNLOAD

Vamos restaurar vidas juntos?

DOE AGORA